O que se pretende?

«Os Fantásticos da Natureza» pretendem garantir uma maior adesão e sensibilização da comunidade escolar para as questões ambientais, promovendo a educação ambiental através de atividades que correspondam aos interesses e preferências dos mesmos.

Sensibilizar

Sensibilizar os jovens para a importância da preservação e conservação da Natureza

Informar

Informar e educar os jovens em idade escolar para as principais questões ambientais.

Explicar

Explicar formas sustentáveis e inovadoras de aproveitamento de recursos endógenos.

Incentivar

Incentivar os jovens a serem cada vez mais intervenientes nas suas redes familiares e sociais.

Estimular

Estimular os jovens a prepararem projetos empreendedoras que respeitem os valores ambientais e defendamos princípios da conservação da natureza

Consciencializar

Consciencializar os jovens para a importância/valor de questionar o estilo de vida atual, promovendo a tomada de opções ambientalmente mais corretas

Porque existe este projeto?

Ao longo dos 30 anos de existência da QUERCUS foram realizadas muitas dezenas de iniciativas e desenvolvidos diversos projetos com atividades destinadas diretamente à comunidade escolar, que envolveram milhares de alunos, professores e voluntários.

Estas atividades têm sido dinamizadas quer ao nível dos nossos núcleos quer ao nível da direção nacional da QUERCUS e englobaram igualmente diversos projetos financiados (nacionais e internacionais) nos quais a QUERCUS participou.

A QUERCUS constatou a necessidade de desenvolver um conjunto de atividades que estivessem orientadas para o cumprimento daqueles que foram identificados como os objetivos estratégicos do projeto e portanto aplicáveis ao conjunto das áreas de intervenção definidas.

Constatou-se, também, que face à Biodiversidade associada a cada uma das áreas protegidas previstas, seria relevante que o público-alvo deste projeto (crianças e jovens em idade escolar) fosse chamado a desenvolver um conjunto de atividades que potenciasse o seu conhecimento sobre as caraterísticas dos habitats naturais e seminaturais e das espécies da flora e da fauna presentes, promovendo uma participação ativa da comunidade escolar em todas as atividades.

Desta forma, as atividades: “Concurso nacional de ideias”; “Série de animação «Os Fantásticos da Natureza” e “Banda Desenhada” procuram explorar as especificidades de cada uma das áreas previstas ao estimular a curiosidade e o conhecimento sobre cada área Protegida alvo.

Do mesmo modo esteve subjacente aos objetivos estratégicos deste projeto o desenvolvimento de um conjunto de atividades com aplicação horizontal ao conjunto do território-alvo: criação de uma aplicação digital (smartphones) e uma área no site da Quercus p/ disponibilização destas animações e das publicações; criação de um curso em e-Learning (modelo M.O.O.C) sobre a Biodiversidade em Portugal, destinado aos jovens mas acessível a todo o mundo; criação de um jogo interativo "Veste a capa e Protege a Natureza", que será um jogo didático e pedagógico com um cenário por cada área protegida.

Este projeto pretende assim elaborar um diversificado conjunto de atividades que resultarão em diversos materiais/ferramentas pedagógicas destinados a auxiliar os professores e alunos a conhecer, compreender e atuar a nível de alterações de perceções, atitudes e comportamentos face à biodiversidade, das áreas protegidas abrangidas pelo projeto e das espécies com estado de conservação desfavorável ou com estatuto de ameaça.

Esperamos que a comunidade jovem e escolar desenvolva atitudes positivas e aumente o nível de participação perante a conservação da natureza e da biodiversidade.

Identificação das áreas protegidas abrangidas

Este projeto abrangerá um total de 14 áreas protegidas, todas em território continental. Assim, o projeto englobará o Parque Nacional da Peneda-Gerês, assim como os 13 parques naturais do território continental: P.N. do Alvão; P.N. da Arrábida; P.N. do Douro Internacional; P.N. do Guadiana; P.N. de Montesinho; P.N. do Litoral Norte; P.N. da Ria Formosa; P.N. das Serras de Aire e Candeeiros; P.N. da Serra da Estrela; P.N. da Serra de São Mamede; P.N. de Sintra-Cascais; P.N. do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e P.N. do Tejo Internacional.

Contributos específicos para as áreas protegidas

Identificamos igualmente um conjunto de objetivos específicos a alcançar com a realização do projeto «Os Fantásticos da Natureza», que concorrem diretamente para a prossecução de objetivos das áreas protegidas englobadas neste projeto, com contributos diretos e indiretos.

  • Promoção do Uso sustentável dos Recursos Naturais
  • Elaboração de Materiais Pedagógicos / Promocionais
  • Divulgação das potencialidades do Turismo de Natureza
  • Promoção e divulgação dos Valores Naturais, Paisagísticos, Culturais e Socioeconómicos
  • Apostar na Educação, Formação, Informação e sensibilização para as questões ambientais e de conservação da Natureza
  • Promoção do Voluntariado Ambiental
  • Divulgação e Sensibilização para a Valorização Ambiental e Patrimonial

Apoios


Acompanha-nos nas redes sociais.

Operação financiada por