Série de Animação

Com esta atividade “Série de animação dedicada à sensibilização ambiental - Os Fantásticos da Natureza” pretende-se criar um conjunto de vídeos animados, devidamente organizados por cada uma das áreas protegidas abrangidas por este projeto, abordando temas relacionados com a biodiversidade (fauna e flora), habitats, património histórico e cultural, para além da promoção do uso sustentável dos recursos, das boas práticas e da sensibilização ambiental.

Estes vídeos educativos e pedagógicos serão elaborados com rigor técnico e científico, numa linguagem e grafismo adaptada às tendências e gostos do público-alvo que se pretende alcançar, transmitindo-lhes assim as mensagens fundamentais através de métodos que sejam do agrado da juventude.

O objetivo desta série animada é assim transmitir mensagens curtas, concretas e percetíveis.

A série será organizada em catorze capítulos (ou temporadas) e tematicamente estará suportada nos temas que deram origem às “personagens” que serão as estrelas da série - os Fantásticos da Natureza” – que cumprem papéis específicos:

Fantástico dos Habitats

Mascote que defende os habitats e o património.

Fantástico da Fauna

Mascote que informa sobre a fauna/avifauna existente em cada parque e promove a sua preservação.

Fantástico da Flora

Mascote que informa sobre a flora existente em cada parque e promove a sua preservação.

Fantástico da Sensibilização Ambiental

Mascote que promove a sensibilização ambiental e o uso sustentável dos recursos, as boas práticas e o Turismo de Natureza.

As informações e mensagens transmitidas serão previamente estudadas e validadas cientificamente, sendo também solicitada a intervenção do ICNF e dos respetivos Parques Naturais no processo de decisão dos assuntos escolhidos, para que estes episódios possam ser simultaneamente utilizados pelos professores (como ferramentas pedagógicas), pelas infraestruturas dos parques (como meios de divulgação e promoção) e eventualmente por meios de comunicação social, como meios de entretenimento didático infanto-juvenil.

Descrição das atividades previstas

  • Pretende-se a elaboração de uma série de animação, dividida tematicamente e com incidência direta em cada uma das áreas protegidas abrangidas neste projeto.
  • A série de animação apresentará um conjunto de "dicas" e "sabias que", organizadas por um dos parques/reservas naturais, num formato de vídeo animado por episódios, com a duração média de um minuto cada. Cada “temporada” corresponderá a uma área protegida.
  • Cada episódio será divulgado diariamente na TV online da QUERCUS, ficando disponível em RSS/PODCAST no respetivo website.
  • Pretende-se que as temporadas da série de animação tenha emissão diária na TV Generalista (preferencialmente no programa ZIG-ZAG da RTP2).
  • Será criada e disponibilizada uma Aplicação Multimédia Digital para smartphone (IOS, Android e Windows) onde toda a informação disponível/compilada sobre cada parque estará disponível, assim como todos os materiais produzidos no âmbito deste projeto. Permitirá igualmente pesquisa rápida, temática e por palavras-chave, GPS e todas as funcionalidades comuns nas aplicações para smartphone. Permitirá ainda correr o jogo previsto na atividade quatro, para além de, como já referimos, disponibilizar o acesso a todos os materiais produzidos durante o projeto.
  • A linguagem e o formato das animações serão adaptadas a todos os públicos jovens, com especial ênfase para as crianças e jovens até aos 16 anos.
  • Em cada uma das áreas protegidas abrangidas neste projeto:
    • Será efetuado um serviço científico que proceda à recolha e compilação das principais mensagens específicas relacionadas com a Conservação da Natureza, potencialidades para o Turismo de Natureza e sensibilização ambiental, para serem incorporadas nas animações, assim como as informações mais importantes relativas à biodiversidade, habitats e património. Este trabalho será efetuado pelos técnicos especializados da Quercus, com a colaboração de consultores pedagógicos e será revisto e validado em cooperação com o ICNF e com os responsáveis de cada parque natural.
    • Serão Identificadas até 20 "sabias que" por cada parque natural, utilizando-se depois as mascotes premiadas na atividade “Concurso Nacional de Ideias” para serem os portadores das mensagens;
    • Serão Identificadas até 10 "dicas" rápidas, utilizando-se depois a mascote mais adequada ou uma conjugação das várias mascotes;
    • Serão criados os respetivos guiões para animação, com duração média de um minuto para cada episódio;
    • Serão elaboradas as animações digitais, com voz-off feminina e com voz das personagens (duas personagens serão masculinas e duas femininas), com duração média de um minuto por animação, o que criará até 30 minutos de episódios por cada área protegida;
    • Serão compilados os diversos vídeos animados, em DVD (com capítulos), para que cada parque possa ficar com os episódios que lhes fazem menção direta e promove-los posteriormente;
    • Serão disponibilizados todos os DVD em formato ISO para download, assim como um manual para gravação de todos os DVD e divulgação junto de todas as escolas e agrupamentos destas ferramentas pedagógicas;
    • Serão ainda realizadas ações diretas de sensibilização em cada um dos agrupamentos escolares integrados nas áreas protegidas, através da atividade direta dos diferentes núcleos regionais da Quercus, em parceria com os municípios e com os responsáveis de cada parque, apresentando não apenas o projeto e a temporada correspondente ao parque, mas explicando e sensibilizando os jovens para a importância da preservação e Conservação da Natureza, promovendo ainda o espírito de Voluntariado Jovem nas matérias de defesa Ambiental.

Prazo de Implementação

A produção da série deve iniciar-se imediatamente após a conclusão do concurso nacional de ideias.

Pretendemos que a 28 de julho de 2017 seja apresentado o primeiro episódio, seguindo-se a apresentação diária dos restantes episódios, de segunda a sexta-feira, num total de 420 episódios divididos em 14 temporadas.

Cada episódio ficará imediatamente disponível online e as temporadas integrais ficarão imediatamente disponíveis em DVD.

As temporadas serão disponibilizadas às escolas e aos professores que as solicitem à medida que as mesmas estejam produzidas (e não apenas quando forem transmitidas na TV).

Todos os materiais produzidos no âmbito desta atividade serão igualmente disponibilizados em DVD ao ICNF e a cada um dos parques naturais abrangidos.

As ações de sensibilização nos agrupamentos escolares deverão iniciar-se assim que a primeira temporada estiver concluída e após o início do ano letivo 2017/2018.

Justificação da Necessidade

  • Não existe atualmente nenhuma ferramenta pedagógica sistematizada que possibilite aos professores proporcionar formas de aprendizagem relativas ao nosso património Natural e Ambiental que cativem a atenção e despertem a curiosidade das crianças e jovens.
  • Os nossos parques naturais estão já dotados de muita informação promocional e científica de elevada qualidade, mas existe uma escassez de conteúdos produzidos especificamente para as camadas jovens da sociedade.
  • É fundamental reforçar a divulgação dos nossos parques naturais junto da população, dando a conhecer quer a existência dos parques naturais que a riqueza dos recursos endógenos e da biodiversidade que os mesmos albergam e protegem.

Justificação da Oportunidade

  • Esta atividade é uma sequência natural da atividade “Concurso Nacional de Ideias”. A utilização das personagens identificadas como os “Fantásticos da Natureza” irá gerar empatia, afetividade e proximidade junto das camadas jovens, quer porque as próprias personagens resultaram das suas propostas mas também porque os métodos pedagógicos para fazer passar as mensagens serão adequados às suas idades e, igualmente importante, de acordo com os seus gostos e preferências.
  • Ao promover-se uma série completa que tenha temporadas para todos os parques naturais ganha-se em economia de escala, uma vez que, nas séries animadas, o trabalho inicial de animação das personagens (expressões faciais, movimentos labiais e funções motoras) representa uma parte significativa dos custos de produção. Uma vez concluída essa fase, é economicamente mais assertivo produzir, de forma continuada, todos os episódios necessários.
  • Por outro lado, existindo também espécies da Fauna e da Flora comuns a vários parques naturais, é possível conseguir ganhos de eficiência na produção dos episódios de cada parque.

Indicadores de Realização

  • Jovens que beneficiaram de aprendizagem em sala através dos episódios produzidos – 15.000
  • Jovens que visionaram os episódios através da TV Online – 42.000
  • Descarregamentos da APP digital – 15.000
  • Professores que fizeram o download do curso através do site – 1.500
  • N.º total de episódios produzidos - 420
  • Aplicação Multimédia DIgital - 1
  • Professores que utilizaram os episódios como ferramentas pedagógicas - 500
  • Temporadas efetuadas - 14
  • Episódios transmitidos na Televisão / TV Online - 420

Indicadores de Satisfação

  • Jovens que beneficiaram de aprendizagem em sala através dos episódios produzidos – 90%
  • Jovens que concluíram a visualização dos episódios na TV Online – 90%
  • Utilizadores que atribuíram 4 ou 5 estrelas à APP Digital – 75%
  • Jovens que revelaram satisfação com a ação de sensibilização – 90%

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