Jogo Interativo "Veste a Capa e Protege a Natureza"

O objetivo desta atividade é criar um jogo didático e pedagógico (estilo Super Mário Brothers) em que o participante terá de efetuar diversas etapas para cumprir as "dicas" e os "sabias que" de cada cenário. Terá um cenário/nível por cada parque natural/nacional o que permitirá utilizar de forma inovadora a recolha de informação preparada para a atividade Série de Animação “OS Fantásticos da Natureza”, proporcionando uma ferramenta lúcida de matriz educativa e preparada/destinada especificamente aos jovens.

Descrição das atividades previstas

  • Será elaborado um jogo do género “Super Mário Bros”, em formato FPA “Aventura em primeira pessoa”, com 15 níveis (1 por cada parque + 1 nível de aprendizagem do jogo). Cada nível deverá ter um cenário com base no parque natural respetivo (ao avançar no nível o cenário irá mudando, adaptando-se quer às personagens, quer às temáticas abordadas). Em cada nível o jogador vai cumprindo tarefas para respeitar a conservação da natureza. As tarefas darão pontos. Ao ter os pontos todos, passará para o nível seguinte. Existirá um menu inicial onde poderá ser escolhido qualquer um dos níveis (parques), uma vez que o objetivo não é aumentar progressivamente o grau de dificuldade, mas sim abranger todas as áreas protegidas englobadas neste projeto.
  • As informações técnicas e científicas compiladas e aprovadas para os conteúdos da série de animação e para as histórias em Banda Desenhada serão igualmente refletidas neste jogo, o que possibilita todo um leque de hipóteses de disseminação da informação mais relevante.
  • O jogo será elaborado num formato que permite o jogo online no website e redes sociais, através da APP digital criada na atividade Série de Animação “Os Fantásticos da Natureza” e através de download (CD/DVD), sendo otimizada para ser jogada em ecrãs táteis, o que não apenas permitirá uma melhor experiência de jogabilidade em smartphones e tablets, mas potenciará a instalação, nos diferentes parques, de quiosques multimédia onde os visitantes mais jovens se poderão deliciar com esta ferramenta de aprendizagem lúdica.

Prazo de Implementação

O arranque dos trabalhos ocorrerá assim que a equipa técnica responsável pela atividade Série de Animação “Os Fantásticos da Natureza” tiver iniciado a preparação da primeira temporada da série de animação.

À medida que a informação para cada temporada ficar disponível, iniciar-se-á de imediato a produção no nível correspondente no jogo.

À medida que cada novo nível fique pronto, o jogo atualizar-se-á através da Internet, o que vai também permitir a continuidade da atividade.

Justificação da Necessidade

  • Os nossos parques naturais estão já dotados de muita informação promocional e científica de elevada qualidade, mas existe uma escassez de conteúdos produzidos especificamente para as camadas jovens da sociedade e não temos conhecimento da existência de nenhuma ferramenta similar.
  • É fundamental reforçar a divulgação dos nossos parques naturais junto da população, dando a conhecer quer a existência dos parques naturais que a riqueza dos recursos endógenos e da biodiversidade que os mesmos albergam e protegem.
  • Não existe atualmente quaisquer produtos de comunicação, informação e sensibilização sistematizada em todos os parques naturais que estejam baseados em Histórias de Banda Desenhada.
  • Os professores e animadores ficariam ainda dotados de ferramentas lúdico-didáticas para a realização de atividades junto das camadas jovens.

Justificação da Oportunidade

Esta atividade é um complemento natural das atividades anteriores (série de animação e histórias em Banda Desenhada). Ao desenvolver-se agora este jogo, beneficia-se de uma larga economia de recursos, uma vez que todo o trabalho técnico necessário terá, já, sido elaborado nas atividades anteriores, assim como o trabalho de animação das mascotes. Desta forma, em termos financeiros, apenas acresce a componente de investimento na programação do jogo.

Indicadores de Realização

  • Jovens que instalaram o jogo – 15.000
  • Jovens participantes nas ações de sensibilização – 1.800
  • Jogo Interativo com 15 níveis - 1
  • Professores que utilizaram o jogo como ferramenta pedagógica - 100

Indicadores de Satisfação

  • Jovens que classificaram o jogo positivamente – 90%
  • Jovens participantes satisfeitos nas ações de sensibilização – 90%

Apoios


Acompanha-nos nas redes sociais.

Operação financiada por