Criação de um curso em E-Learning sobre a Biodiversidade em Portugal

Uma vez que as restantes atividades que integram este projeto se centram nos escalões etários mais baixos do público-alvo (regra geral, até aos 16 anos) e, por isso, as informações e mensagens transmitidas são necessariamente curtas, concretas e simples, entendemos que era igualmente necessário proporcionar uma ferramenta de acesso e utilização fácil aos jovens que estudam nos escalões seguintes do ensino, apresentando conteúdos mais completos e sistematizados para objetivos concretos de aprendizagem.

Este curso, acessível em todo o mundo, será elaborado com um elevado rigor científico, destinando-se àqueles que frequentem já o ensino secundário, ensino médio e ensino superior.

Os conteúdos (vídeos, manuais e testes) serão criados em Língua Portuguesa, com possibilidade de suporte de tradução para Inglês, Francês, Alemão e Espanhol, sendo este curso disponibilizado em duas versões: SCORM e MOOC.

Embora já existem algumas ferramentas digitais de aprendizagem, nenhuma está centrada diretamente na totalidade das áreas protegidas abrangidas por este projeto. Não existem sequer cursos na modalidade MOOC (o único MOOC já efetuado em Portugal pertenceu à Universidade Aberta).

Descrição das atividades previstas

  • Será efetuado um estudo técnico e científico para elaboração e definição dos conteúdos específicos a abordar em cada um dos parques, segmentados em quatro capítulos: Introdução à Biodiversidade, Espécies em Vias de Extinção, Gestão da Biodiversidade em Portugal, A Relação com o Homem.
  • Após a identificação concreta dos temas a abordar em cada parque, serão efetuadas as necessárias filmagens para recolher pelo menos 10 minutos de gravação final em cada parque natural (140 minutos no total). Estas filmagens serão posteriormente fornecidas “não editadas” e “editadas” ao ICNF e aos respetivos parques e as mesmas serão efetuadas de acordo com as necessárias regras e especificidades de cada tema a abordar.
  • Será efetuada a elaboração dos guiões para os vídeos necessários (serão no total 4 capítulos, cada um deles com 30 minutos de vídeos).
  • Os vídeos finais do curso serão dotados de voz-off (narração) e serão constituídos por componentes com professores, imagens e fotografias dos locais/espécies em análise, assim como as necessárias componentes de animação gráfica.
  • Posteriormente será efetuada a adequação dos materiais pedagógicos aos modelos SCORM (para plataformas e-Learning tradicionais) e M.O.O.C (disponibilizando, como por exemplo a coursera.org), sendo a sua distribuição centralizada através da área criada no website da QUERCUS.
  • Será promovida a utilização do curso nos estabelecimentos de ensino secundário e superior de Portugal, com particular ênfase na utilização por parte dos docentes como ferramenta de aprendizagem complementar.
  • O curso ficará assim diretamente disponível para os jovens frequentarem (em regime de autoestudo total e com acesso a certificado), ficando igualmente disponível todos os vídeos e materiais individuais produzidos e ainda os pacotes SCORM para que os docentes possam integrar este curso nas suas próprias disciplinas e aprendizagens.

Prazo de Implementação

O arranque dos trabalhos preparatórios deverá ocorrer assim que a equipa técnica responsável pela atividade Série de Animação “Os Fantásticos da Natureza” tiver iniciado a preparação da primeira temporada da série de animação.

Uma vez que este curso se destina a um público-alvo com maior qualificação escolar/académica, os seus conteúdos serão igualmente elaborados com uma linguagem técnico- científica mais ajustada a esses níveis de escolaridade.

Justificação da Necessidade

  • Os nossos parques naturais estão já dotados de muita informação promocional e científica de elevada qualidade, mas existe uma escassez de conteúdos produzidos especificamente para as camadas jovens da sociedade e não temos conhecimento da existência de nenhuma ferramenta similar.
  • É fundamental reforçar a divulgação dos nossos parques naturais junto da população, dando a conhecer quer a existência dos parques naturais quer a riqueza dos recursos endógenos e da biodiversidade que os mesmos albergam e protegem.
  • Não existem atualmente quaisquer conteúdos mais completos e sistematizados para objetivos concretos de aprendizagem em todos os parques naturais que estejam baseados em formação complementar e na utilização de uma plataforma e-Learning.
  • Os professores e os jovens que frequentem já o ensino secundário, ensino médio e ensino superior, ficariam ainda dotados com ferramentas de aprendizagem complementar, para a realização de formação complementar e de autoestudo.

Justificação da Oportunidade

Esta atividade é um complemento natural das atividades anteriores (série de animação, histórias em Banda Desenhada e jogo interativo). Com o desenvolvimento deste curso, beneficia-se de uma ampla economia de recursos, uma vez que a maior parte do trabalho técnico necessário já terá sido elaborado em atividades anteriores. Em termos financeiros, acresce, apenas, a componente de investimento na programação do jogo.

Indicadores de Realização

  • Jovens que efetuam a visualização online do curso - 500
  • Professores que fizeram o download do curso através do site - 100
  • Curso online de aprendizagem complementar - 1
  • Professores que utilizaram o curso como ferramenta pedagógica - 100

Indicadores de Satisfação

  • Jovens que beneficiaram da aprendizagem, através do estudo complementar, obtido pelo curso online – 90%
  • Jovens que revelaram satisfação com a aquisição de conhecimentos, obtidos através do curso online. – 90%

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