Publicação, em formato "Banda Desenhada", das principais "dicas" e "sabias que" para cada um dos parques.

Pretende-se, com esta atividade, complementar a atividade Série de Animação “Os Fantásticos da Natureza”, dotando diretamente os parques nacionais de instrumentos inovadores para a promoção dos Valores Naturais, Paisagísticos, Culturais e Socioeconómicos, do Uso Sustentável dos Recursos e da Sensibilização Ambiental, junto das camadas jovens.

Pretende-se assim criar histórias educativas e pedagógicas, elaboradas com rigor técnico e científico, numa linguagem e grafismo adaptada às tendências e gostos do público jovem, transmitindo-lhes assim as mensagens fundamentais sobre as diferentes temáticas, no formato de história em Banda Desenhada (Comics).

O objetivo de cada BD produzida é assim transmitir mensagens curtas, concretas e percetíveis, organizadas numa história cujo pano de fundo será sempre o parque natural e a importância da sua preservação e conservação.

Serão utilizadas as quatro personagens dos “Fantásticos da Natureza” como veículo de atração da atenção dos jovens.

As informações e mensagens transmitidas serão baseadas nas compilações já efetuadas para a atividade anterior, previamente estudadas e validadas cientificamente, sendo também solicitada a intervenção do ICNF e dos respetivos Parques Naturais no processo de decisão dos assuntos escolhidos, para que cada BD possa ser utilizada pelas infraestruturas dos parques, como meio de divulgação e promoção, podendo também simultaneamente ser utilizada por professores como ferramenta pedagógica.

Descrição das atividades previstas

  • Serão elaboradas catorze histórias em banda desenhada, correspondendo a cada uma das áreas protegidas abrangidas neste projeto. As informações a transmitir em cada BD terão por base as mensagens e ensinamentos identificadas como as mais relevantes, entretanto identificadas na atividade Série de Animação “OS Fantásticos da Natureza”.
  • Cada história, em banda desenhada, terá uma publicação impressa de 150 exemplares para utilização do respetivo parque, bem como uma versão online, de acesso livre.
  • Para cada história será elaborado um guião, baseado nas personagens “Fantásticos da Natureza” e nas principais mensagens específicas relacionadas com a Conservação da Natureza, potencialidades para o Turismo de Natureza e sensibilização ambiental, assim como as informações mais importantes relativas à biodiversidade, habitats e património. Este trabalho será efetuado pelos técnicos especializados da QUERCUS, com a colaboração de escritores, para posterior validação em cooperação com o ICNF e com os responsáveis de cada parque natural.
  • As histórias terão, em média, 150 quadros, representando 24 páginas.
  • Serão posteriormente realizadas ações diretas de sensibilização/informação, através da atividade direta dos núcleos regionais da QUERCUS, em parceria com os clubes/núcleos de Ambiente das escolas aderentes, promovendo sessões de leitura, discussão e interpretação das mensagens implícitas na história em BD.

Prazo de Implementação

O arranque dos trabalhos preparatórios deverá ocorrer assim que a equipa técnica responsável pela atividade Série de Animação “Os Fantásticos da Natureza” tiver efetuado a preparação da primeira temporada da série de animação.

À medida que cada temporada ficar disponível, também ficará disponível a BD correspondente ao parque.

As ações de sensibilização nos agrupamentos escolares deverão iniciar-se assim que a primeira BD estiver concluída (em simultâneo com a conclusão da temporada correspondente a cada parque) e decorrerão em parceria com os clubes/núcleos de ambiente das escolas aderentes.

Justificação da Necessidade

  • Os nossos parques naturais estão já dotados de muita informação promocional e científica de elevada qualidade, mas existe uma escassez de conteúdos produzidos especificamente para as camadas jovens da sociedade.
  • É fundamental reforçar a divulgação dos nossos parques naturais junto da população, dando a conhecer quer a existência dos parques naturais quer a riqueza dos recursos endógenos e da biodiversidade que os mesmos albergam e protegem.
  • Não existe atualmente quaisquer produtos de comunicação, informação e sensibilização sistematizada em todos os parques naturais que estejam baseados em Histórias de Banda Desenhada.
  • Os professores e animadores ficariam ainda dotados de ferramentas lúdico-didáticas para a realização de atividades junto das camadas jovens.

Justificação da Oportunidade

A forma mais assertiva de transmitir informação importante aos jovens é utilizar os veículos e meios da sua preferência. A utilização do formato BD proporciona um meio do agrado dos jovens para ser possível promover os parques, apostando na sensibilização ambiental e na conservação da natureza através de produtos de comunicação completamente inovadores.

Indicadores de Realização

  • Jovens que efetuam a visualização online das BD – 1.500
  • Jovens participantes nas ações de sensibilização – 1.800
  • Histórias em Banda Desenhada – 14
  • PExemplares distribuídos aos Parques – 2.100

Indicadores de Satisfação

  • Jovens que terminam a visualização online das diferentes BD – 90%
  • Jovens participantes satisfeitos nas ações de sensibilização – 90%

Apoios


Acompanha-nos nas redes sociais.

Operação financiada por